diz-se que, hoje, é o dia mais deprimente do ano. blue monday. efeméride lançada pelo psicólogo Cliff Arnall, que criou uma fórmula onde equaciona um conjunto de fatores (ilusões) que levam à conclusão de que a terceira segunda-feira de janeiro é a mais triste do ano. mas, sr. dr. Cliff, a depressão não é um assunto com esta tamanha leveza e fórmulas construídas a mando de uma agência de viagens é marketing. não tem outro nome.
para quem preencher os critérios desta fórmula (trocou a essência do natal por consumo desmedido, vê já à data resoluções de ano novo falhadas e frustra-se com o frio…), que não se deixe levar pelo dia, fugindo às próprias responsabilidades.
aceita o frio e desfruta-o porque não haverá outra melhor altura no ano do que esta para colocar aquela camisola quentinha e tomar uma bebida quente num café acolhedor ou juntar os amigos à volta de uma lareira lá em casa. não te iludas com corridas às compras e marcação de viagens porque o teu centro não se vai saciar com isso – investe antes na tua essência e propósito de vida. revê a tua lista de resoluções e percebe que provavelmente o que lá está são ideias vagas, expectativas sem fundo – refaz a tua lista, não com metas, mas com os pequenos passos diários, semanais, semestrais que podes dar, realisticamente, considerando este teu ponto de partida: aqui, agora.
e boa segunda-feira!