dia dos reis, festa da epifania, fim dos festejos de natal e da cantoria das janeiras. cá por casa não temos a tradição de o celebrar mas, para quem o faça ou para quem aprecie a doçaria tradicional, hoje é a data perfeita para aconchegar a alma sem culpas… e sem complicações. assim partilho a receita da minha mãe mais simples, rápida e económica no que toca aos doces da época.
ingredientes:
1 pão de cacete “ressesso” (com 2 ou 3 dias)
ovos q.b.
1 lt. de leite
1 pau de canela
óleo q.b.
açúcar granulado q.b.
açúcar em pó q.b.
canela em pó q.b.
creme de ovo e pinhões (opcional)
preparação:
coloque numa panela o leite, misture açúcar granulado (q.b. até o leite ficar bem docinho) e um pau de canela, e leve o preparado ao lume até levantar fervura. entretanto, prepare o pão, cortando-o em fatias grossas, e bata os ovos, dispondo-o esse preparado numa travessa (q.b. até cobrir o fundo da travessa), e reserve. junto dessa travessa, disponha uma outra vazia, o pão e a panela com o leite aquecido.
comece por mergulhar as fatias do pão no leite, uma a uma e só o tempo suficiente para que absorvam o leite de ambos os lados, virando-as. não as deixem ficar encharcadas ou desfazem-se (se necessário, ao tirá-las da panela, aperte-as muito ligeiramente para retirar qualquer excesso de leite). logo de seguida, passe-as pelos ovos batidos, mais uma vez virando-as para que absorvam esse preparado de um e outro lado e reserve-as na travessa que estava vazia.
leve ao lume uma frigideira com bastante óleo e, assim que este levantar fervura, mergulhe as fatias e deixe-as fritar, até “alourar” (ganharem cor). não se esqueça de as virar e de, ao retirá-las, as passar por uma travessa com papel absorvente para tirar o excesso de óleo. finalmente, disponha-as no prato onde as vais quer servir e termine, polvilhando-as com bastante açúcar e pó de canela.
opcional (inovação da receita pela minha irmã): disponha creme de ovo e pinhões por cima de cada fatia .